O que é e como usar o Periscope para transmissões ao vivo no seu celular

Periscope é a aposta do Twitter para iOS e Android. Gratuito, ele permite que você transmita vídeos ao vivo pelos seus dispositivos móveis e tenha interações de seus seguidores durante o streaming. Após o Vine, em que usuários têm opção de postar vídeos gravados, agora surge esta ferramenta de transmissão, que pode ser muito completa e útil em vários sentidos.

Periscope é um aplicativo praticamente perfeito no que se propõe a fazer. Tirando alguns pequenos travamentos e lentidão no carregamento de informações, ele é excelente.

O programa é uma espécie de “Twitcam” oficial do Twitter para iOS e Android. Ou seja, permite transmissões ao vivo de vídeos pelo microblog em celulares e tablets. É tudo tão simples e bem organizado que o usuário precisa de somente alguns toques na tela do aparelho para começar a falar para o mundo inteiro.

O mais legal é que ele utiliza o sistema social do Twitter em alguns recursos bastante interessantes, como o uso de coraçõezinhos, como likes, que ajudam os usuários que ganham mais avaliações como esta a terem um rankeamento melhor na página com os destaques das transmissões.

Ele tem ainda notificações, destaque para os seguidores, opção de fazer transmissões privadas e muito mais. Todas as funcionalidades são acertadas, e nos testes que nós fizemos com um iPhone 6 Plus, os recursos tiveram uma performance muito boa, que causou uma ótima impressão.

Visualmente, Periscope é simples, mas cumpre o seu papel. E a qualidade do que os usuários transmitem depende bastante do local, da conexão da Internet e também de condições boas de imagem. Caso tudo esteja perfeito, tenha certeza de que o app se sairá bem, sem decepcionar.

Prós
  • Muito fácil de usar
  • Integração com o Twitter
  • Visual bonito
Contras
  • Não há

Para transmitir ou assistir a conteúdos, é preciso ter uma conta no Twitter ou usar o seu próprio número de telefone, como no WhatsApp. Aprenda, como obter o Periscope no smartphone e entrar no app.

periscope-como-usar-01Aprenda a entrar no Periscope no seu celular Android ou iPhone

Passo 1. Baixe e instale o Periscope para Android pelo Google Play ou Apple Store.periscope

Baixe o Periscope para Android

Passo 2. Faça login com a sua conta do Twitter para usar o mesmo perfil nos dois aplicativos.

Periscope-on-Android-Tutorial-log-in-with-twitter
Faça login com a sua conta do Twitter

Passo 3. Outra opção é usar um login unicamente para o Periscope, por meio do telefone celular. Informe seu telefone e aguarde um SMS com o código de confirmação que você deverá inserir no app para prosseguir.

Crie uma nova conta com o número de celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Crie uma nova conta com o número de celular

Passo 4. Insira seu nome e crie um nome de usuário para ser identificado no Periscope. Em seguida, toque em “Criar Conta” para finalizar o procedimento.

Digite um nome único de usuário

iOS

Passo 1. Baixe e instale o Periscope para iPhone

Baixe o Periscope para iOS 

Passo 2. Para usar sua conta já existente do Twitter no Periscope, selecione “Entre com Twitter” e faça login com seu e-mail e senha.

Faça login com o Twitter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Faça login com o Twitter

Passo 3. Se você não tiver conta do Twitter ou não quiser vincular os dois serviços, pode criar um perfil no Periscope pelo número de celular. Selecione “Entrar com número de celular” e insira o seu telefone. Em seguida, informe o código recebido via SMS para criar a conta.

Crie uma conta com o número de celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Crie uma conta com o número de celular

Passo 4. Antes de finalizar, não esqueça de informar seu nome e criar um nome de usuário único na plataforma, no mesmo formato de arroba do Twitter.

Escolha um nome de usuário

A partir daí, bastará explorar os vídeos disponíveis pelo Periscope, acessados por meio de perfis interessantes que você pode seguir ou por meio de localização no mapa. A qualquer momento, você também poderá entrar ao vivo e ser visto por seus seguidores.

E ai gostou? Ficou fácil agora usar esse aplicativo?

Visite nosso canal no Periscope http://www.periscope.tv/mscarpitta

Se gostou, curta, compartilhe e comente.

Marcelo Scarpitta