Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/marceloscarpitta/public_html/novo/wp-content/themes/vinicia/incl/options-framework/options-functions.php on line 419

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/marceloscarpitta/public_html/novo/wp-content/themes/vinicia/incl/options-framework/options-functions.php on line 419

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/marceloscarpitta/public_html/novo/wp-content/themes/vinicia/incl/options-framework/options-functions.php on line 419

Já ouviu falar do “Estado FLOW” ou “Estado de Fluxo”?

Você se lembra da vez que teve a sensação de perda da noção do tempo? Onde você estava tão concentrado(a) que nem viu o tempo passar? Que o nível de concentração que vivenciava naquele momento era só o que importava, e o resto, ficava em segundo plano? Se a resposta é sim, pode ser que tenha estado mais perto de saborear o Estado de Flow do que imagina.

O que é o estado Flow, ou de fluxo?

O estado Flow, ou de Fluxo, é um estado emocional positivo desenvolvido por Mihály Csíkszentmihályium dos psicólogos mais prestigiados no estudo da psicologia positiva. Quando neste estado de consciência, a pessoa se encontra totalmente absorta em uma atividade de seu próprio prazer, e com isso a percepção do tempo some, onde acabamos mencionando quando voltamos ao estado normal, que o tempo voou. Um dos fatos que observamos é que as ações, pensamentos e movimentos acontecem um atrás do outro, sem planejamento, apenas acorrem.

No Estado Flow nos encontramos fazendo o que realmente queremos, sendo esse um sentimento espontâneo, de pouco esforço. Esse estado vai muito além da diversão, dos problemas ou adversidades, pois todo o seu ser, encontra-se concentrado na tarefa, utilizando e levando suas destrezas e habilidades ao extremo.

Quando acontece?

O Estado de Flow ocorre sempre quando suas capacidades e habilidades com as quais conta se encontra em equilíbrio com seus objetivos e desafios que a atividade apresenta. Veja, suas metas, no entanto, serão realistas quando se encontra em harmonia com nossas próprias habilidades, e a tarefa não será mais fácil, nem mais difícil, compreende.

Podemos experimentar este estado emocional positivo ao realizar qualquer tipo de atividade, como por exemplo, a pintura, a escrita, praticando algum esporte, ou conversando com alguém. Esta felicidade pode ser experimentada por qualquer pessoa, sempre e quando se reúnam os requisitos explicados anteriormente, relacionados com a manutenção do equilíbrio entre as habilidades e a complexidade da atividade. No entanto, é importante encontrar ou detectar aquelas atividades que nos permitam experimentar o Estado Flow em nossas vidas, já que serão elas as que nos permitirão a excelência, assim como a satisfação de dar um maior sentido e valor a vida.

Quais são as características deste estado?

– Diminuição da autoconsciência;

– Equilíbrio entre o desafio e as habilidades da pessoa;

– Eliminação do medo do fracasso;

– Sensação contínua de prazer diante da realização da atividade;

– A atividade é o objetivo por si só;

– Distorção do tempo;

– Eliminação das distrações.

Como podemos alcançar o Estado Flow?

– Fazer de cada atividade uma tarefa ou um jogo;

– Se concentrar na atividade, buscando a transcendência ou o êxtase;

– Estabelecer metas desafiadoras, mas realistas;

– Buscar realizar o máximo da atividade, e não o máximo do esforço;

– Controlar o estado de consciência;

– Não buscar apenas o sucesso;

– Acabar com a procrastinação e com a vontade de não fazer as atividades cotidianas corretamente;

– Se deixar levar pelo processo de realização da atividade.

DICA: Para entrar em Estado de FLOW com maior frequência, basta fazer aquilo que queremos da melhor maneira possível, tendo consciência de usar todas as nossas capacidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *